25.9.09

Quero desde já agradecer o facto de terem decidido criar este blog!
Sou mulher e preocupo-me bastante com este assunto, tanto para mim, como para o meu filho.
A minha pergunta prende-se exactamente com a defesa pessoal das crianças pequenas.
Que tipo de técnicas se podem aplicar a crianças pequenas, neste caso, a partir dos 4 anos?
 

 

 

Antes de mais agradeço o seu interesse pelo tema.

Na minha opinião a defesa pessoal para crianças muito novas, digamos que até aos 9 anos (embora esta fronteira varie de criança para criança) deve basear-se fundamentalmente na Prevenção.

Ou seja, lembrar às crianças os cuidados que devem ter sempre que estiverem sozinhas na rua.

Aconselho uma consulta ao site www.defesapessoal.com.

Não me parece de muita utilidade ensinar defesa pessoal a crianças dentro deste escalão etário por razões fisicas e emocionais.

O que aconselho, se me permite, é direccionar as crianças para a prática do Karate ou do Judo como forma de lhes transmitir auto disciplina, confiança, destreza fisica, aumento das capacidades de coordenação motora, ...

Para a prática destas modalidades já podemos incluir crianças a partir dos 4 anos desde que integradas em classes etárias homogeneas e a prática lhes seja ministrada de uma forma lúdica... Afinal de contas são ainda crianças.

Espero que a minha resposta a tenha ajudado a esclarecer as questões que tinha sobre o tema.

Atentamente

Fernando Suissas

link do postPor defesapessoal, às 11:09  comentar

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da defesa pessoal. Este Consultório tem um carácter informativo.

E-mail: fernandosuissas@sapo.pt
Fernando Suissas


Praticante de karate desde 1975.
Várias vezes campeão nacional de karate wado ryu e membro da selecção nacional de karate em 1988/89.
Instrutor de karate desde 1979 e aluno de vários mestres de renome mundial lecciona desde então em inúmeras escolas espalhadas por todo o país. Autor do livro “Iniciação ao Karate Wado Ryu”.
Em 2002 inicia o estudo da defesa pessoal tendo editado um livro dedicado ao tema “Defesa Pessoal para Principiantes” e ministrado inúmeros cursos.
Teve colaborações regulares dedicadas ao tema da defesa pessoal em vários jornais nacionais e participou em vários programas de televisão divulgando a defesa pessoal.
Actualmente instrutor de karate e defesa pessoal na área de Lisboa participa regularmente num programa da RPT1 com apresentações de defesa pessoal com enorme aceitação.


Visite o site Defesa Pessoal.
Consultório

Com este blog pretende-se contribuir para o aumento do sentimento de segurança de todos. Sem desassociar o Estado, através das várias polícias, da nobre tarefa de proteger todos os cidadãos bem como os seus bens, esperamos contribuir para o total e verdadeiro esclarecimento de todos perante a temática da Defesa Pessoal.

E como vamos fazer isso?
Em primeiro lugar vamos sempre abordar o tema da prevenção.
É sempre com a prevenção que se inicia o estudo da defesa pessoal.
Dentro da prevenção abordaremos temas diversos como os métodos preferidos por burlões e agressores e cuidados a ter perante situações específicas.
Veja mais aqui.

 
arquivos
links
Setembro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
26

27
28
29
30


blogs SAPO